FROM PLANET ASPERGER - O início
Desafiaram-nos para criar um blogue relacionado com a Síndrome de Asperger. É para corresponder a esta expectativa que surgiu hoje o Planeta Asperger. O título filia-se numa expressão de Brenda Boyd, do livro Parenting a child with Asperger Syndrome, e pretende ilustrar a estupefacção das «nossas» crianças, jovens e adultos com Asperger perante as regras sociais do Planeta Terra, onde têm de viver. Pretendemos que este seja um espaço inteiramente livre onde pais e familiares de crianças, jovens e adultos asperger possam relatar as suas experiências, comentar as dos outros, reflectir sobre problemas, lançar reptos e sugestões. Aceitamos os vossos textos: as vossas «histórias de vida», as vossas experiências, as vossas ideias, com um limite máximo de 3500 caracteres, incluindo espaços. Este espaço não é meu, é vosso. Pretende-se sobretudo dizer-vos: «Não estão sós».
5 Comentário(s):
Cheguei hoje aqui a este blog pela primeira vez. Li todos os posts, à procura de referências áquilo que se tornou a minha "obsessão" nas últimas semanas - compreender e lutar pelo futuro do meu filho, diagnosticado como Asperger há poucos meses. Tenho pesquisado e tentado compreender se uma dieta sem caseina e gluten tb pode ajudar o meu filho, como em tantos outros casos reportados numa multiplicidade de sites!!! Por todo o lado se vêem referências, mas em Portugal não .... Há alguém que o tenha experimentado?? Com que resultados?? Este post inicial do planeta Asperger diz que "não estamos sós" e que o espaço é nosso... então, vamos usá-lo! Não só para partilharmos as nossas histórias, tristezas, alegrias, mas para podermos discutir, debater, aprender e partilhar esperiências e estratégias. Recuso-me a aceitar fatalidades do destino, e o autismo pode ser combatido! Seja de que maneira for. Discutimos?...
Boa noite. Já ouvi falar nisso, de facto, mas muito «ao de leve». Creio que não há nada de cientificamente seguro. Parece-me demasiado milagroso. A ser verdade, seria uma espécie de solução de ovo de Colombo. Tratar a SA através de uma dieta alimentar?! Seria bom ouvir sobre esta matéria os nossos clínicos. Por cá continuamos muito no triângulo: Ritalina, Concerta e Risperdal. O que não é de admirar, pois por cá até o diagnóstico é novo. Tem - ao que creio - uns 3 anos e coincide com a vinda de um estrangeirado e de 2 ou 3 nacionais atentos e de boa vontade. Só para ter uma ideia, quando há dois anos o meu filho, agora com 18, foi diagnosticado como Asperger, pesquisei nas bases de dados das bibliotecas portugueses e encontrei apenas 2 livros sobre Síndrome de Asperger... Porque não faz um texto sobre isso para o Planeta Asperger? De qualquer modo, se começar essa dieta, não hesite em partilhar os resultados connosco. Volte sempre.
Fazendo pesquisas para meu trabalho de conclusão do curso de especialização em Psicopedagogia, cheguei a este blog. Muito me interesso pelo assunto, já que além de profissional, sou mãe de um Aspie de 13 anos. Na verdade, anseio por troca de experiências, e gostaria de manter contato, para discutirmos sobre o assunto em questão. Para isso, peço orientações de como me cadastrar no Planet Asperger. Meu e-mail lescora_5@hotmail.com
Cara Leila
Vou adicioná-la ao meu Messenger. Pode também usar a sala de chat do Userplane, aqui mesmo no PA, ou a do mIRC.
Cumprimentos
A partir de uma pesquisa encontrei este blog. Tenho uma filha de 18 anos e até hoje não encontramos um diagnóstico para o seu problema. Em mais uma sessão de testes que está efectuando referiram este sindrome. Sinceramente hoje já não procuro tanto o que será, mas como ajudá-la a crescer e a ser feliz. Encontro-me aqui para aprender e tudo me servirá como um meio para ajudá-la a ser mais autónoma o que é muito complicado começando por um dos grandes problemas que é...como ocupar estes jovens.
Enviar um comentário
<< Home