Razões para acreditar...
O Planeta Asperger recebeu mais um mail de uma professora, que transcrevemos. É para nós sempre motivo de grande regozijo quando vemos um professor – em ambos os casos tratam-se de docentes em início de carreira... – com o espírito e a atitude que Cristina Sampaio demonstra nesta carta:
Continue, cara Cristina, o sistema educativo e os nossos filhos precisam de si...«Boa noite, sou uma professora contratada e exerço há já 8 anos. Felizmente este ano fiquei colocada na mesma escola e qual não é o meu espanto ao receber o meu horário: directora de Turma de um 5.º ano com um aluno com Síndrome de Asperger! Inicialmente tentei que me explicassem exactamente que ‘doença’ era essa, mas ninguém me soube explicar. Recorri à FNAC e à internet e em dois dias devorei tudo quanto havia sobre esse tema. O M. virá para a escola no próximo dia 14 e eu estou simplesmente desejosa de o receber e conhecer. Sei que não será fácil, mas o desafio é tão grande e tão enriquecedor que simplesmente já me sinto ligada ao M. mesmo sem ele ter chegado. Nessa busca por informação, encontrei o seu blogue e tenho sido leitora assídua do mesmo. Não imagino sequer a dificuldade que os pais sentem ao lidar e ao enfrentar essa síndrome, no entanto, e depois de tudo quanto li, acredito que o que nos dão é tanto que ultrapassa tudo o resto. Força para a sua luta diária, e, muita coragem. Cristina Sampaio»
6 Comentário(s):
Para a Cristina Sampaio um muito obrigada pela espírito positivo e animado com que inicia uma tarefa que, já sabe, não vai ser fácil. É gratificante sentir que cada vez mais docentes dos vários níveis de ensino aceitam naturalmente o desafia de trabalhar com crianças diferentes. Como mãe de um rapaz com SA quero deixar aqui o meu agradecimento à Cristina e a todos os professores que o meu filho teve o privilégio de ter porque nos ajudam a ver o futuro com mais luz.
Anabela
Cara Maria (dos?) Anjos,
Muito pouco se fala dos irmãos, e eu sei bem a dificuldade que é gerir essa relação... A diferença é que, no meu caso, a relação a gerir é no feminino.
Não me é absolutamente nada doloroso partilhar consigo as minhas experiências. Quando quiser, é só dizer.
Um beijo.
Cara Maria Anjos
Ainda bem que este blogue a tem ajudado. O que se pretende mesmo é partilhar experiências aqui ou fora daqui (por e-mail, msn ou outra via). Em breve irei propor a constituição de um grupo para conversação on-line via msn.
Um abraço
Caro Nelson
É por isso mesmo que procuro sempre divulgar cartas como a da Cristina Sampaio. Infelizmente, essa atitude não é a regra, pelo que, quando existe, tem de ser valorizada. Obrigado pelas suas palavras. Tudo de bom para o Duarte. Volte sempre.
Depois de ler estes comentários não me contenho ... Para a Cristina Sampaio, um grande Bem Haja por entrar de cabeça neste tema. Passe a palavra... às suas colegas resistentes às mudanças/diferenças. Aos dois país Maria dos Anjos e Nelson,só posso dizer que continuem a acreditar na evolução, eu sempre acreditei e até hoje não me tenho enganado. Muita terapia, muito bom senso mas principalemente muito afecto, a velocidade deles é diferente da nossa.Em relação aos irmãos, eu tenho uma filha mais velha dois anos e confesso que há alturas complicadas , voltamos a ter que usar o bom senso. Quanto ao MSN para estes pais do blog, adorei a ideia.
Quando estiver pronto para avançar com o grupo, via msn... é só dar o "toque"... lá estarei... e julgo que todos os demais também, pois a experiência de cada um é importante demais e deve ser partilhada...para tentarmos estar um passo à frente!
E COMO ESTÀ AGORA NA MODA DIZER: ATÈ JÁ!
Enviar um comentário
<< Home