100 escolas especializadas em autismo
Há cerca de 100 escolas preparadas para receber alunos com perturbações do espectro do autismo.
A notícia é esta:
«ME reforça apoio a alunos com necessidades educativas especiais
O Ministério da Educação (ME) lançou diversas medidas no âmbito da Educação Especial, com o objectivo de criar condições nas escolas e nos agrupamentos para que os alunos com necessidades educativas especiais beneficiem de um apoio mais efectivo e eficaz.
Com este objectivo, o ME definiu redes de escolas de referência, destinadas aos alunos cegos e surdos, bem como unidades especializadas em perturbações do espectro do autismo e em multideficiência.
A criação de redes de escolas de referência permite uma melhor organização dos recursos humanos, materiais e didáctico-pedagógicos, essencial para responder, nas melhores condições, aos diversos tipos de necessidades destas crianças e destes jovens.
Assim, a partir deste ano lectivo (2007/08), passam a existir 20 agrupamentos de referência para alunos cegos ou com baixa visão e, numa primeira fase, 22 agrupamentos num total de 72 escolas para estudantes surdos (profundos e severos), onde estes terão acesso ao ensino em Língua Gestual Portuguesa.
Foi, ainda, criada uma rede de agrupamentos de escolas de referência para a intervenção precoce, que funcionará em 121 agrupamentos, com 492 educadores de infância, abrangendo cerca de 4400 crianças.
O número de unidades especializadas em multideficiência aumentou para 163, enquanto o número das especializadas em perturbações do espectro do autismo ronda as 100.
Com o objectivo de melhorar o serviço prestado no atendimento dos alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, o ME apostou no reforço do número de técnicos existentes nas escolas.
Enquanto, no ano lectivo anterior, estavam nos estabelecimentos de ensino 153 terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, terapeutas da fala e formadores e intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, neste ano lectivo esse número ascenderá aos 269 técnicos.
Foram, também, criados 25 centros de recursos em tecnologias da informação e da comunicação para a Educação Especial, onde os alunos poderão contar com hardware e software adequado às suas necessidades específicas e, ainda, com materiais construídos e adaptados para estas crianças e para estes jovens.
O aumento da produção de manuais escolares em formatos acessíveis, previsto neste ano lectivo, também contribuirá para a melhoria do ensino dos alunos cegos ou com baixa visão.
Para os alunos surdos que frequentam a educação pré-escolar e os ensinos básico e secundário, será elaborado um Programa de Língua Gestual Portuguesa, língua materna das crianças e dos jovens surdos.
O desenvolvimento de um modelo de Centros de Recursos de Apoio à Inclusão no processo de reconversão das instituições de educação especial, que deverá ocorrer até 2013, permitirá proceder à transferência dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino especial para as escolas do ensino regular, contando com o apoio dos recursos humanos e materiais existentes nas instituições que os acolhiam.
A inclusão destes alunos nas escolas do ensino regular deverá processar-se de forma a garantir a todos os estudantes uma resposta às suas necessidades educativas em igualdade de circunstâncias.Criação de um grupo de docência específico para os docentes da Educação Especial
Para que os alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente possam beneficiar de um apoio mais adequado às suas necessidades específicas, o ME definiu novas regras para a colocação de docentes, que entraram em vigor no ano lectivo de 2006/2007.
De acordo com as novas regras que regem a colocação de docentes, os professores que dão apoio a alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente deixaram de ser destacados anualmente, para passarem a concorrer a um grupo de docência próprio, criado para o ensino especial.
Estes docentes passaram a ser colocados em vagas próprias, por agrupamentos, o que contribui para que haja uma melhor gestão dos recursos humanos pelas escolas.
Assim, são os agrupamentos que gerem a distribuição do serviço lectivo a estes docentes, consoante as necessidades educativas dos alunos que frequentam os diversos estabelecimentos de ensino.
Com esta medida, a intenção foi estabilizar os docentes nas escolas, evitando milhares de destacamentos anuais, que colocavam em causa a continuidade do trabalho desenvolvido com estes alunos» (negritos meus).
De acordo com as novas regras que regem a colocação de docentes, os professores que dão apoio a alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente deixaram de ser destacados anualmente, para passarem a concorrer a um grupo de docência próprio, criado para o ensino especial.
Estes docentes passaram a ser colocados em vagas próprias, por agrupamentos, o que contribui para que haja uma melhor gestão dos recursos humanos pelas escolas.
Assim, são os agrupamentos que gerem a distribuição do serviço lectivo a estes docentes, consoante as necessidades educativas dos alunos que frequentam os diversos estabelecimentos de ensino.
Com esta medida, a intenção foi estabilizar os docentes nas escolas, evitando milhares de destacamentos anuais, que colocavam em causa a continuidade do trabalho desenvolvido com estes alunos» (negritos meus).
Julgo que é importante que os pais de crianças e jovens com SA em idade escolar saibam disto, para que possam perguntar ao Ministério da Educação, quais são. A notícia - que pode ler também aqui - é do próprio ME.
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Etiquetas: Escola
3 Comentário(s):
ANA/brasil
Olá, Asper e todos os pais interessados...
conheci este blog a alguns dias atrás, e li por completo, inclusive os comentários. Então tomeu a liberdade de me comunicar através deste post, pois , até o momento ninguém comentou o assunto. apesar de hoje ser 20/11/07, pois bem , sou mais uma mãe que compartilho os mesmos sentimentos com todos. Tenho 2 filhos, sendo o mais velho 12 anos diagnosticado Asperger aos 5 anos.Não estou aqui para contar minha história mas sim para compartilhar estas vastas experiências que as vezes dolorosas,as vezes amorosas que testam e desafiam a nossa própria existência. Gostaria muito de dizer que aqui no Brasil a AS ainda esta começando a ser conhecida. No meu caso, descobrimos que o pai (meu marido ) e o avô tambem tem algumas das características asperger. Cito algumas :
comportamento anti-social, avesso a regras, dificuldade de compreender os sentimentos nos outros, medo do desconhecido, resistência a mudadanças, sensibilidade auditiva e ambiental. Pois é caro Asper, tomei a liberdade de relatar isso pq, observei que nos comentários até então, não achei nenhum caso semelhante ao meu.Hoje meu filho com 12 anos já foi assistido por terapeutas (pscóloga e fonoaudióloga)estuda numa escola regular de método montessoriano (Ana Montessori), onde todos na sala de aula sabem lidar com "momentos" dele. Mas até chegar aqui precisei fazer muitos avanços que incluiam tratar meu marido, para juntos conseguirmos sintonizar meu filho as novas expectativas que estavam por vir.
gostei muito do blog, espero que possamos trocar mais experiências, pois, pesquiso bastante . um forte abraço a todos.
Olá Ana
É bem-vinda. As caixas do Planeta estão abertas para o que quiser.
Bom Natal
Olá!!!
Sou uma estudante de pedagogia, estou no ultimo ano.Acabei de enconttrar esse blog,pois estou procurnado artigos, comentários e relatos sobre os AS.
Em minha monografia pretendo expor um pouco mais sobre essa síndrome.
Preciso de pessoas que já vivenciaram ou vivenciam com algum AS, que possa através de relatos me ajudarem.Achei interessante o comentário da ANA/brasil(comentário do dia/20/11/07)
Se alguém se dispor a me ajudar entre em contato comigo pelo e-mail
(lena_evl@hotmail.com)
Desde já agradeço!!!
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